Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Entarceder saudade

Desde pequena tenho encanto pelo entardecer. A despedida do dia, as sombras do cair da noite, aquela sensação de saudade do que foi e uma esperança do que virá na próxima alvorada. Os sinos tocavam na hora da Ave Maria, o silêncio noturno da oração e o convite ao recolhimento do sono e sonhos. Eu espiava demoradamente o céu estrelado do sertão para escolher a estrela sorriso mais brilhante e rezava. Dessas imaginações de menina ou, como alguns dizem, dessas loucuras que tive e tenho.

O “arrebol” cantado, contemplado e até os que se escondem em dias cinzas aqui em São Paulo, é um chamado para uma pausa. Hoje acordei recordando dias em que tive o privilégio de contemplar o entardecer no mar, um canto sagrado. Sentada com os pés na areia, ouvindo o canto das ondas e as cores alaranjadas tingindo o oceano. Um dos momentos de conexão que traz uma leveza que flutua pelos sentidos, sempre.

As paisagens que atravessam anos com a beleza da lembrança sensorial trazem esse aroma do presente. É como uma malha do tempo que segue viva, ainda que ganhe novos significados, já que somos transformados a cada estação. A menina do sertão, onde o poente, pela localização geográfica costuma acontecer na mesma hora, continua vislumbrada pelo pôr do sol nos lugares onde estiver e nos que estarão no horizonte.

E qual a magia do crepúsculo? Tenho a sorte de conhecer muitos laços que apreciam o entardecer e sou presenteada muitos dias com fotos de cidades, do sertão e do mar: “lembrei de você ao olhar o céu” ou “essa paisagem é sua cara” ou ainda “você está aqui comigo.” É mesmo refinado aquilo que nos conecta, afinal, numa imagem reside a luminosidade do Sol afeto, esse que é capaz de tornar mágico nossos dias. Essa é a magia do sentir.

Gratidão por tantos “arrebóis” em Ubatuba, São Sebastião, Guarujá, Rio de Janeiro, Plymouth, sertão de Pernambuco, Osasco, Cotia e outras cidades. Estou sempre acompanhada no ocaso. Que eu tenha a dádiva de seguir tatuando o entardecer em meu livro-coração.

São Sebastião - dezembro 2022
casa - setembro 2023
Minha neta, no pôr do sol do Hemisfério Norte
Sertão de Pernambuco, casa dos meus avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sertão 2024

Cheguei em São Paulo quando eu tinha 14 anos. Lembro até hoje do frio que senti e do espanto com o céu todo branco acinzentado. Demorei muit...