Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2022

Retrospectiva do atemporal 2022

Exaustão. Não é só pela idade que avança, é que o ano foi tenso. Chego nesse dezembro com o cansaço latejando em meu corpo. Contemplo o céu refletindo sobre os dias que restam do mês, sobre a saudade do mar e do cheiro da maresia que inunda meus sentidos. Sou oceano de saudades e nele reside um afeto que nenhuma palavra é capaz de traduzir.

Algumas metas falharam como em anos anteriores, não visitei dois lugares que amo e que fui em 2019, tive que interromper minha fisioterapia, não me inscrevi no pilates, iniciei e parei o curso que tanto estimo por conta de outras demandas, não consegui manter o ritmo da caminhada e só agora nesse término consegui agendar o médico para iniciar meus exames de rotina.

E olha que 2022 foi o ano que mais estive em consultas, laboratórios, exames, hospitais e presenciei cenas que viverão comigo eternamente. Os desafios se agigantaram exigindo força que eu nem imaginava teria. Cada um sabe o que sente e mesmo que não consigamos retratar em palavras, senti olhares e sorrisos que comungaram desse sentir na pele.

Escrevendo esse rascunho sobre 2022 pipocaram imagens em minha mente de tantas passagens, das partidas, chegadas, trilhos, estradas...o sorriso aflorou, a lágrima floresceu e nesse instante de tempo enxerguei a  memória cravada me abraçar. A despedida na primavera do aeroporto de Nova York foi uma delas. Retornei dilacerada e agradecida dessa viagem significativa.

Nas páginas de 2022 tem emoções que rasgaram minha alma e fortaleceram meu espírito. Como não tenho como escrever sobre tudo e nem ilustrar, resolvi escolher umas imagens que representam nuances dessa mistura dos sentimentos e lições desse ano atemporal. Agradeço aos personagens, que estarão no próximo post, que fizeram tanta diferença nesse roteiro anual. Gratidão 2022, dolorido e incrível, seus capítulos que seguirão reverberando no meu caminho. Que venha 2023!

janelas que curam - Santa Casa de São Paulo

Eles juntos na noite de NY

Viva a alegria dos irmãos reverenciando o Rei Pelé na Times Square

As irmãs: a enigmática e o elo sagrado "temos o mundo inteiro em nosso quintal"
meus netos, saudades com cheiro de maresias

O fogo das promessas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A fortaleza Avó materna no sertão de minha terra

no canto da minha avó paterna, presente em meus sentidos

as risadas na trilha, do mar ao quintal, o cheiro da saudade dos três irmãos

os grandiosos sonhos desses passos

o aprendizado dos jogos dos campeonatos da vida do menino Afeto
somos estrada de saudades, sonhos e memórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sertão 2024

Cheguei em São Paulo quando eu tinha 14 anos. Lembro até hoje do frio que senti e do espanto com o céu todo branco acinzentado. Demorei muit...