Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2022

O livro partilha pulsante

Com extrema emoção eu terminei a leitura do livro do Abel e sua equipe, que descreve a trajetória desse período vitorioso. Um livro pontuado com capítulos jogos que traça um desenho dessa campanha de conquistas que ficou cravada na “glória eterna” do Palmeiras, na vida de todos os jogadores e os atores envolvidos na estrutura do clube. E, claro, de nós torcedores.

Esse livro é um marco de generosidade para o futebol que transcende para outras esferas da liderança. A forma como o Abel e sua equipe partilharam suas percepções, metodologia, diálogos e os tantos detalhes do processo aprendiz é de uma grandeza impactante. Os campeonatos intensos encarados com espírito aguerrido e com a missão impressa em cada ação: “eu só conheço uma forma de melhorar: treinando.”

Em várias páginas observamos a essência do Abel e sua equipe na firmeza de um trabalho estruturado pela sede de aprender e melhorar: “é querer ser melhor, querer aprender e evoluir com as minhas experiências.” Nas linhas deu para sentir a comunhão da equipe vibrando na mesma direção, do sonho dos títulos, do respeito a formidável camisa do Palmeiras, da sintonia dos valores e do propósito coletivo contida nas palavras mágicas: “disciplina, trabalho duro e vosso talento.”

Vários temas interligados no futebol são abordados no livro, revelando o desejo do Abel em contribuir com as importantes reflexões para melhorar o futebol, como a questão da arbitragem, da necessidade da padronização dos gramados, melhor organização do calendário, fundamental para o planejamento dos clubes, a questão do equilíbrio e respeito ao emocional dos atletas e equipe técnica, que muitas vezes são atacados por alguns torcedores de forma preconceituosa, maldosa e até criminosa por meio das mídias sociais ... enfim uma série de pautas que retratam o quanto há desafios que carecem de atenção para que o futebol brasileiro, essa gigante força competitiva e diferencial, possa seguir avançando.

Os esquemas ilustrados e as fotos enriquecem a obra que já é clássica. Acredito que todo Palmeirense que leu CABEÇA FRIA, CORAÇÃO QUENTE embarcou em uma viagem “sensacional” pelos bastidores desse ciclo memorável, que seguirá reverberando pela história do Palmeiras. Eu que tenho um coração pulsante de saudades, fiquei tocada com a saudade do Abel e sua equipe que embarcaram nessa empreitada, longe de sua família. Sei que a ausência dolorida aflora em sua fala e nos seus sentidos todos os instantes. A distância é continental e a proximidade é sagrada.

Sinto que por toda vida do Abel e de todos os personagens desse livro, ficará tatuada na alma a memória atemporal dessa temporada ímpar. Para Além Mar e para além do que possamos caracterizar com palavras, há o sentir que é indizível para cada pessoa. Nas entrelinhas do livro eu pude sentir lágrimas de alegria, a dor da saudade e o amor pelo imortal Palestra. Parabéns Abel pelo coração quente alinhado com a cabeça fria e firme para imprimir o melhor de si em cada jogo e marcar seu nome na história do Palmeiras, e claro, na vida de tantos.
Que partilha sensacional! Minha Gratidão é eterna!


Maria Ivone, a leitora torcedora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sertão 2024

Cheguei em São Paulo quando eu tinha 14 anos. Lembro até hoje do frio que senti e do espanto com o céu todo branco acinzentado. Demorei muit...