Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2024

Homenagem bisavô

Minha prima Pérpetua, que mora em Petrolina, veio passar uns dias de férias em São Paulo e visitou o renomado restaurante de comida sertaneja na Vila Medeiros. E que surpresa emocionante ela encontrou no Restaurante Mocotó do Rodrigo. Uma foto do seu Tio Manoel Neto, que também é meu bisavô, pai da minha Vozinha que tem 99 anos. Tive o privilégio de conhecer meu bisavô e bisavó Aurora.

A mesma foto desse sertanejo, que carrego o sobrenome, está enfeitando também um Museu em Recife e outros cenários que homenageiam os vaqueiros de Serrita. Meu vô do Ingá, como eu o chamava, não perdia nenhuma missa dos vaqueiros, era personagem simples e ilustre desse evento importante do calendário regional de Pernambuco.

Ah e Ingá é uma referência ao nome do sítio que ele morava e que ainda hoje é morada de muitos Netos. Quando menina, eu saia de Araripina, onde meus pais moravam, e ia passar férias na roça, na casa dos meus avós, que ficava perto da casa dos meus bisavós. Eu os encontrava no alpendre da casa. Quantas memórias afetivas afloradas com essa imagem.

Se eu já tinha vontade de conhecer o Mocotó, agora sim já está na minha lista de prioridades. Vou lá provar das delícias culinárias e ver de perto a foto do meu bisavô. Gratidão ao Sr. Manoel Neto que deixou um legado que segue vivo entre os seus descendentes. Muito obrigada ao Rodrigo por essa homenagem. Os retratos dos personagens do Sertão atravessam fronteiras. Minha gente, o Sertão é o Mundo!


Essa é a foto de Manoel Neto ilustrando a parede do Restaurante Mocotó


Essa foto é do casal Neto, Manoel e Aurora, que enfeita a parede da sala de vozinha, sua filha que segue firme aos 99 anos. A tataravó dos meus netos. Que bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roda do oráculo do samba

Estamos em 2024, há 35 anos estou em Osasco e foi nessa cidade que conheci o samba, em um churrasco, em uma das casas de aluguel que nossa f...