Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

O Presente eterno

Houve um tempo que atuei em dois projetos de educação ambiental e formação de jovens em Osasco. Os encontros semanais aconteceram nas salas de dois parques municipais e em uma sala da igreja do bairro Santa Maria, que foi parceira do projeto. As aulas contaram com um conteúdo diversificado, dinâmicas, plantio de árvores, oficinas de fotografia, pesquisa e produção de texto para criação do jornal e com um passeio margeando o Rio Tietê. Um período de aprendizado fértil.

Ensinar e aprender são verbos ações interligados que marcam vidas. Em outubro comemoramos no dia 15/10 o dia do Professor, é uma data que sempre me emociona. Sou muito grata por todos os professores que cruzaram meu caminho e pela oportunidade de ter atuado como educadora nos projetos citados acima. Foram dois semestres intensos cujos frutos continuam ecoando em minha memória afetiva.

A despedida de cada ano letivo, as mudanças de turma, uns que migram para outras cidades, a conclusão das etapas e os variados desafios da jornada estudantil são vivências que se multiplicam no laboratório de experiências. Como aluna eu me senti acolhida por diversos professores que me abraçaram com afeto e me motivaram a seguir. Desde a infância até a faculdade, encontrei mestres na arte de transformar vidas. É um caminho árduo e incrível.

Mulher de reza que sou, sigo rezando por um menino aluno que me presenteou com a demonstração de amor mais profunda que recebi. Durante uma atividade do roteiro, incentivei a turma a usar a imaginação para criar um produto, serviço, objeto artístico, em letras, imagens ou a representação que eles desejassem, permitindo que eles tivessem a liberdade de criar a partir de suas percepções do outro. Como já fazia um tempo que estimulávamos o diálogo e a proximidade deles, já havia um ambiente de partilha. Sorteio das duplas, material a disposição, risadas, conversas, silêncio e o tempo para a solução.

Foram 8 duplas nas apresentações mais generosas que vivenciei. O aluno que fez dupla comigo, pediu para sermos a última dupla e assim encerramos. Foi muito divertido ver a criatividade aflorada e a leitura refinada de cada dupla. Aquilo que o outro enxerga de você e é capaz de criar a partir disso é enriquecedor. Foi a lição que ficou gravada dessa aula lúdica. Eu apresentei o aluno da minha dupla como o Anjo Sol semeador de esperança nas escolas. Eu ganhei uma faixa com estrelas douradas, virei uma estátua homenageada por ser campeã de uma constelação angelical. Tinha uma placa aos meus pés que dizia: não está à venda, preço incalculável.

Minha gratidão é eterna pelo melhor presente que já recebi.

Estas três coisas continuam para sempre: fé, esperança e amor.
E o maior deles é o amor." Coríntios 13:13.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Nossa matriarca Maria

Sempre senti as orações de vozinha cruzando as fronteiras e afagando meu coração em momentos difíceis. Quando vou até lá, observo com admiração seus rituais, a vela, a bíblia, a foto de um filho, neto, bisneto ou tataraneto. É uma escolha iluminada o personagem ou os personagens de cada dia. Nos últimos dias, em que ela não está conseguindo fazer suas rezas por conta do declínio da fraqueza e das dores que está sentindo...99 anos ... e nunca havia ficado acamada ...tenho eu rezado o Terço por ela aqui em casa, rogando intercessão por minha avó, nesse seu momento de fragilidade, que ainda assim, retrata sua fortaleza de seguir respirando e de me responder, ainda que de olhos fechados, na chamada de vídeo: Deus te Abençoe.

Muita gente pensa que o nome de minha avó é Joana. Todos a chamam de Joaninha. Um apelido carinhoso e ela é Sim tão linda quanto as graciosas joanas que voam pelos jardins do mundo. Seu nome é Maria, seu sobrenome é Neto e no meio tem o composto Anunciação. Ela veio mesmo para anunciar ao mundo uma força que inspira os passos dos Netos de sua geração. Filha de Aurora e Manoel Neto, meus bisavós, que tive a honra de conhecer. Uma Senhora Fortaleza de 99 anos e 6 meses, tataravó dos filhos da sua primeira bisneta, netos da sua primeira neta, eu também Maria.

Em maio deste ano, presenciei sua alegria ao conhecer seus tataranetos Peaches e Damian, rever sua bisneta Bruna e sua fala me agradecendo por cumprir essa missão seguirá ecoando em meu espírito. Sou muito grata pela vida da Maria da Anunciação Neto, pela multiplicação do amor que ela plantou em nossa família e nos amigos, pelo legado de bondade e oração que ela cultivou em todos os seus dias. Sua lucidez é encantadora. Sua história é pontuada pelos desafios que permeiam a vida de tantos sertanejos. Tão acolhedora, generosa e sensata, seus ensinamentos permanecerão entre nós. Ela que tem uma memória admirável continuará em nossas memórias como exemplo de fé, devoção e amor.

Todas as vezes que eu chego no sertão, abro a porteira e contemplo o alpendre, sinto tanta paz com o acolhimento da casa que me abraça e recebe com afeto. A luz matinal reflete nas paredes, o sorriso de vozinho ecoa no horizonte e os sons familiares do fogão a lenha, das vozes, dos pássaros e do canto da roça enternecem minha audição. Como uma canção de ninar que embala o sono. Continuarei sentindo sua presença e pedindo sua Benção, enquanto o som dos ventos tocarem meus sentidos. Que eu tenha a graça de viver um tempo fértil para seguir cultivando o que sei e sinto de tua história.Que assim seja. Amém!

Vida abençoada pela Fé
Oração que protege
Zelo admirável pela família
Iluminação da casa
Nutrição ancestral
Honra e legado sagrado
Amor multiplicado

100 anos de memórias

Março foi tão intenso que nem consegui escrever em meus Blogs. Tantas emoções no final do verão e início do outono. 2025, mês 3. Muitos aniv...