Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Nossa matriarca Maria

Sempre senti as orações de vozinha cruzando as fronteiras e afagando meu coração em momentos difíceis. Quando vou até lá, observo com admiração seus rituais, a vela, a bíblia, a foto de um filho, neto, bisneto ou tataraneto. É uma escolha iluminada o personagem ou os personagens de cada dia. Nos últimos dias, em que ela não está conseguindo fazer suas rezas por conta do declínio da fraqueza e das dores que está sentindo...99 anos ... e nunca havia ficado acamada ...tenho eu rezado o Terço por ela aqui em casa, rogando intercessão por minha avó, nesse seu momento de fragilidade, que ainda assim, retrata sua fortaleza de seguir respirando e de me responder, ainda que de olhos fechados, na chamada de vídeo: Deus te Abençoe.

Muita gente pensa que o nome de minha avó é Joana. Todos a chamam de Joaninha. Um apelido carinhoso e ela é Sim tão linda quanto as graciosas joanas que voam pelos jardins do mundo. Seu nome é Maria, seu sobrenome é Neto e no meio tem o composto Anunciação. Ela veio mesmo para anunciar ao mundo uma força que inspira os passos dos Netos de sua geração. Filha de Aurora e Manoel Neto, meus bisavós, que tive a honra de conhecer. Uma Senhora Fortaleza de 99 anos e 6 meses, tataravó dos filhos da sua primeira bisneta, netos da sua primeira neta, eu também Maria.

Em maio deste ano, presenciei sua alegria ao conhecer seus tataranetos Peaches e Damian, rever sua bisneta Bruna e sua fala me agradecendo por cumprir essa missão seguirá ecoando em meu espírito. Sou muito grata pela vida da Maria da Anunciação Neto, pela multiplicação do amor que ela plantou em nossa família e nos amigos, pelo legado de bondade e oração que ela cultivou em todos os seus dias. Sua lucidez é encantadora. Sua história é pontuada pelos desafios que permeiam a vida de tantos sertanejos. Tão acolhedora, generosa e sensata, seus ensinamentos permanecerão entre nós. Ela que tem uma memória admirável continuará em nossas memórias como exemplo de fé, devoção e amor.

Todas as vezes que eu chego no sertão, abro a porteira e contemplo o alpendre, sinto tanta paz com o acolhimento da casa que me abraça e recebe com afeto. A luz matinal reflete nas paredes, o sorriso de vozinho ecoa no horizonte e os sons familiares do fogão a lenha, das vozes, dos pássaros e do canto da roça enternecem minha audição. Como uma canção de ninar que embala o sono. Continuarei sentindo sua presença e pedindo sua Benção, enquanto o som dos ventos tocarem meus sentidos. Que eu tenha a graça de viver um tempo fértil para seguir cultivando o que sei e sinto de tua história.Que assim seja. Amém!

Vida abençoada pela Fé
Oração que protege
Zelo admirável pela família
Iluminação da casa
Nutrição ancestral
Honra e legado sagrado
Amor multiplicado

Nossa matriarca Maria

Sempre senti as orações de vozinha cruzando as fronteiras e afagando meu coração em momentos difíceis. Quando vou até lá, observo com admira...